Inventários obrigatórios

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADVCT/JJPAVV25/001
Title type
Controlado
Date range
1837 Date is certain to 1841 Date is certain
Dimension and support
0,01m (1 proc)
Extents
1 Maços
Scope and content
Os inventários obrigatórios, outrora designados por orfanológicos, contam-se actualmente entre os processos cíveis especiais. Podem ser requeridos quando haja interessado sujeito à jurisdição orfanológica, ou seja menor, ou quando entre os herdeiros se conte algum interdito - seja ou não total a interdição, por demência, por surdez-mudez ou por prodigalidade ou quando algum dos herdeiros, embora não interdito, seja surdo-mudo, pois, não podendo aceitar em tais condições a herança, salvo a benefício de inventário, necessariamente terá de proceder-se à partilha judicial da herança em que for interessado, ou quando algum herdeiro estiver ausente em parte incerta ou seja mesmo desconhecido. Além desta espécie, há ainda na distribuição os inventários de maioresque são por regra facultativos.

Os processos ora descritos contêm os seguintes elementos: identificação do inventariado e data do seu falecimento, do cabeça de casal, dos herdeiros e cônjuges destes, das pessoas que integram o Conselho de Família, a relação circunstanciada dos bens deixados pelo inventariado, designadamente dívidas activas e passivas, papeis de crédito, direitos e acções, dinheiro, objectos de ouro e restantes bens móveis, semoventes e imobiliários.A descrição dos bens feita pelo cabeça de casal pode incluir informação sobre o valor dos bens pertencentes à herança.
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Physical location
Depósito 8
Language of the material
Português
Related material
v. tb. séries do Juízo de Direito da comarca de Arcos de Valdevez, registos paroquiais de Padroso, Eiras e Mei, bem como os cartórios notariais de Arcos de Valdevez.
Creation date
8/26/2016 12:11:04 PM
Last modification
8/30/2016 11:37:10 AM
Record not reviewed.