Assentos de casamentos

Description level
File File
Reference code
PT/ADVCT/PRQ/PPCR09/002/00001
Title type
Atribuído
Date range
1597-08-15 Date is certain to 1620-05-24 Date is certain
Dimension and support
1 liv.; papel
Acquisition information
Livro entrado no Arquivo por transferência do Arquivo Distrital de Braga, onde se encontrava provisoriamente, em 11/9/1985.
Scope and content
Contêm os seguintes elementos: dia, mês e ano do matrimónio, nomes dos nubentes, residência, nome do padre e das testemunhas. Os registos encontram-se todos validados pela assinatura do pároco. Além de conter os casamentos descritos, inclui ainda os assentos de baptismos e de óbitos.

Em nota inicial deste livro pode ler-se: "Deste livro não pode o abade nem cura dar certidão a pessoa alguma que a pessa para o foro secular sem expressa licensa do vigário da comarqua, ou d'outro superior por estar assi mandado per cap. do conc. provincial..." Assinado por Baltasar Cerveira, abade de S. Pedro de Formariz.

De f. 69 vº a 70 vº estão registadas verbas de mandas, nomeadamente de João Rodrigues de Araújo, abade de S. Miguel das Porreiras (6/4/1605) e de Pêro Fernandes [1590], além das obrigações de missas por alma de diversos paroquianos [1596].
Arrangement
Registos ordenados cronologicamente.
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Sujeito à tabela emolumentar em vigor.
Physical location
3.9.5.18
Previous location
1
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Retirado à consulta devido ao mau estado de conservação. Para sua preservação o livro foi microfilmado e o acesso só é concedido por meio desse suporte.
Alternative form available
Rolo de microfilme nº 129 (2ª). SGU 1387379.
Notes
Esta unidade arquivística é vulgarmente conhecida por "Livro Misto". Para mais fácil acesso aos diversos conjuntos de assentos (baptismos, casamentos e óbitos) que o integram, e por se julgar ser o método mais prático e operativo, optou-se pela sua descrição em separado de cada título, sem prejuízo da respectiva contextualização na unidade arquivística básica, série e fundo paroquial a que pertencem.

Serve-lhe de capa um fragmento de pergaminho com pauta de música antiga, em mau estado de conservação.

Em muito mau estado de conservação. Livro desfeito, com folhas rasgadas e manchadas pela humidade a que esteve exposto anteriormente ao seu ingresso no Arquivo. Perdas de suporte e de informação muito significativas, provocadas por rasgões na sequência de um deficiente manuseamento ou acondicionamento anteriormente ao seu ingresso no Arquivo. As últimas folhas, relativas aos registos de óbito, encontram-se parcialmente destruídas. Repasse de tinta e manchas provocadas pela tinta ferrogálica utilizada na escrita.

A primeira folha contém registos exarados pelo abade Baltasar Cerveira com os nº 141 a 148 e datas de 21 de maio de 1606 a 10 de novembro do mesmo ano. Esta foi cosida fora do lugar que ocupava primitivamente.
Creation date
3/15/2013 5:12:01 PM
Last modification
3/15/2013 5:50:07 PM
Record not reviewed.