Inventários facultativos

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADVCT/JJFOMNC/CV/002
Title type
Atribuído
Date range
1894 Date is certain to 1919 Date is certain
Dimension and support
1 proc.
Scope and content
Os inventários facultativos, também designados "de maiores" ou "entre maiores" podiam ser requeridos por um ou mais interessados quando não chegassem a acordo em partilha amigável dos bens que constituiam a herança, sempre que não houvesse herdeiros a necessitar de tutela.

Estes processos contêm os seguintes elementos: identificação do inventariado e data do seu falecimento, do cabeça de casal, dos herdeiros e cônjuges destes, das pessoas que integram o Conselho de Família, a relação circunstanciada dos bens deixados pelo inventariado, designadamente dívidas activas e passivas, papeis de crédito, direitos e acções, dinheiro, objectos de ouro e restantes bens móveis, semoventes e imobiliários. A descrição dos bens feita pelo cabeça de casal pode incluir informação sobre o valor dos bens pertencentes à herança.

Além desta espécie há ainda, na distribuição, os inventários obrigatórios, que, em conjunto com os facultativos, passaram a ser designados nos anos 90 do século passado "inventários judiciais".
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Physical location
Depósito 8
Language of the material
Português
Creation date
6/22/2012 4:04:55 PM
Last modification
12/29/2014 6:00:30 PM
Record not reviewed.