Assentos de baptismos

Description level
File File
Reference code
PT/ADVCT/PRQ/PVCT41/001/00001
Title type
Atribuído
Date range
1589-05-11 Date is certain to 1729-06-05 Date is certain
Dimension and support
1 liv. (71 f. ms. num.); papel
Acquisition information
Livro entrado no Arquivo por transferência do Arquivo Distrital de Braga, onde se encontrava provisoriamente, em 11/9/1985.
Scope and content
Contêm os seguintes elementos: dia, mês e ano do baptismo, filiação, nome dos padrinhos e do padre. Os registos encontram-se todos validados pela assinatura do padre. Além de conter os baptismos descritos, inclui ainda os assentos de casamentos e de óbitos. A folhas 85 do livro nº 1 foi arrancado parte da tira de papel, onde se encontrava lançado o nome do nubente, Domingos Álvares (cof. microfilme). Ao tempo, o pároco, ao dar conta de ter repetido o registo anterior, compôs o novo registo de casamento, utilizando fragmentos de papel quie recortou à medida, fazendo, assim, as retificações necessárias. Inadvertidamente, alguém terá deslocado parte destes recortes, tendo-se assim perdido o nome do nubente, actualmente ainda recuperável a partir do microfilme.
Physical location
3.19.6.38
Previous location
1
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Retirado à consulta devido ao mau estado de conservação. Para sua preservação, o livro foi microfilmado e o acesso só é concedido por meio desse suporte..
Alternative form available
Rolo de Microfilme nº 274 (1ª) SGU 1387279
Notes
Esta unidade arquivística é vulgarmente conhecida por "Livro Misto". Para mais fácil acesso aos diversos conjuntos de assentos (baptismos, casamentos e óbitos) que o integram, e por se julgar ser o método mais prático e operativo, optou-se pela sua descrição em separado de cada título, sem prejuízo da respectiva contextualização na unidade arquivística básica, série e fundo paroquial a que pertencem. Livro em mau estado de conservação. Apresenta as primeiras folhas rasgadas, perdendo-se a leitura de alguns registos, manchas acastanhadas e da própria tinta da escrita provocadas, por exposição à humidade anteriormente ao ingresso do livro no Arquivo. A utilização da tinta ferrogálica é responsável pela acidificação e corrosão de algumas folhas, repasse de tinta. Alguns registos com pouco contraste de tinta. Serve-lhe de capa um fragmento de pergaminho com pauta de música e texto litúrgico, acondicionado em papel remay.
Creation date
5/22/2015 3:05:22 PM
Last modification
12/29/2015 12:18:22 PM
Record not reviewed.