Assentos de baptismos

Description level
File File
Reference code
PT/ADVCT/PRQ/PMNC30/001/00003
Title type
Atribuído
Date range
1661-09-29 Date is certain to 1693-08-12 Date is certain
Dimension and support
1 liv.; papel
Acquisition information
Livro entrado no Arquivo por transferência do Arquivo Distrital de Braga, onde se encontrava provisoriamente, em 11/9/1985.
Scope and content
Contém os seguintes elementos: dia, mês e ano do batismo, nome do registado, filiação, nome dos padrinhos e respetiva residência, e nome do padre. Os registos encontram-se todos validados pela assinatura do padre. Além de conter os batismos descritos inclui ainda os assentos de óbito.

Antes da primeira data de batismos, existe um registo do ano de 1652.

A f. 2 e 3, o pároco lançou um registo para "lembrança dos defuntos que achei faleceram desde que se pôs o sítio a Monção e de outros que dantes tinham morrido e ainda não tinham registadoss os bens de alma até o dia que entrei nesta igreja que foi a 23 de junho de 1659".

Na parte final do livro, após a f. 144, foi cosido a este livro um caderno onde se registam contas, nomeadamente a receita e a despesa de algumas confrarias (em particular a do Senhor e a de S. Sebastião). Entre estes registos destaca-se o das contas que se fizeram, gastos e despesas das obras da igreja de Troviscoso, feitas em 6 de janeiro de 1704.
Arrangement
Registos ordenados cronologicamente.
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Sujeito à tabela emolumentar em vigor.
Physical location
3.9.2.21
Previous location
3
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Retirado à consulta devido ao mau estado de conservação. Para sua preservação o livro foi microfilmado e o acesso só é concedido por meio desse suporte.
Alternative form available
Rolo de microfilme nº 117 (4ª). SGU 1354711.
Notes
Esta unidade arquivística é vulgarmente conhecida por "Livro Misto". Para mais fácil acesso aos diversos conjuntos de assentos (baptismos e óbitos) que o integram, e por se julgar ser o método mais prático e operativo, optou-se pela sua descrição em separado de cada título, sem prejuízo da respectiva contextualização na unidade arquivística básica, série e fundo paroquial a que pertencem.

Sem encadernação.

Folhas soltas e rasgadas, com perda de suporte e de informação. Muitas manchas provocadas pela humidade a que o livro esteve sujeito anteriormente ao seu ingresso no Arquivo. Repasse de tinta e manchas provocadas pela tinta ferrogálica utilizada na escrita.
Creation date
3/5/2013 5:19:02 PM
Last modification
3/6/2013 10:09:12 AM
Record not reviewed.