Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Inventário de maiores por óbito de José Pereira Dias

Description level
File File
Reference code
PT/ADVCT/JTJMNC/CV/002/00037
Title type
Atribuído
Date range
1901 Date is certain to 1901 Date is certain
Dimension and support
1 proc. (92 f.); papel
Acquisition information
Processo transferido para o ADVCT em 26 de julho de 2007, vindo do Arquivo Distrital de Braga.
Scope and content
Inventariado: José Pereira Dias, casado com Constança Casas Gomes Dias, morador que foi no lugar e freguesia de Sago, Monção, falecido em 27 de abril de 1901, sem filhos;

Inventariante: Luísa do Porto, viúva de Manuel Dias (falecido em 19 de junho de 1899), lavradeira, cunhada do inventariado, moradora no lugar e freguesia de Sago, Monção.

Legatários de José Pereira Dias: Junta de Paróquia da freguesia de Sago; Hospital da Misericórdia da vila de Monção; António Monteiro de Sousa e mulher, Ana Teresa Esteves Monteiro, proprietários do Hotel Central da vila; Maria José Guedes, solteira, de 28 anos; Maria das Dores Alves, viúva; Luísa Alves, viúva; Luís Pereira da Cunha, solteiro, maior; João Manuel do Porto e mulher; Manuel Henriques, viúvo; Manuel Rodrigues, solteiro, de 17 anos; Manuel Afonso da Costa, solteiro, de 25 anos, criados do testador; os pobres mais necessitados da freguesia de Sago; Luísa do Porto, viúva (a declarante); Felix Rodrigues de Carvalho, da cidade do Porto; João António de Almeida, da cidade do Porto; Vitorino de Almeida, negociante da cidade do Porto; Oficina de São José da cidade do Porto; Asilo Profissional do Terço, da cidade do Porto; a Ordem do Carmo, da cidade do Porto; a Irmandade de Nossa Senhora das Dores dos Congregados, da cidade do Porto; os entrevados e entrvadas, lázaros e lázaras, da cidade do Porto; os meninos órfãos da Graça, da cidade do Porto; o reverendo Manuel Rodrigues Português, reitor da freguesia de Sago; José Vaz Guimarães, da cidade do Porto; José António de Azevedo Rodrigues, de Longos Vales.

Herdeiros: reverendo Manuel Rodrigues Português, reitor da freguesia de Sago; José Vaz Guimarães, da cidade do Porto; José António de Azevedo Rodrigues, de Longos Vales; Bernardino Ferreira da Costa, negociante, da cidade do Porto.
Arrangement
Ordenação cronológica, do documento mais recuado no tempo para o mais recente.
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Sujeito à tabela emolumentar em vigor.
Physical location
8.52.3.1-13
Original numbering
3
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE VIANA DO CASTELO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Viana do Castelo, 2009. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos. Em actualização.
Notes
José Pereira Dias havia intentado uma ação de separação em Juízo contra a sua mulher, na cidade e comarca do Porto, Constança Casas Gomes.
Creation date
9/4/2012 3:02:46 PM
Last modification
9/4/2012 3:54:14 PM