Digital representation
Digital representation thumbnail

Assentos de óbitos

Description level
File File
Reference code
PT/ADVCT/PRQ/PPTL17/003/00003
Title type
Atribuído
Date range
1714-03-27 Date is certain to 1747-11-14 Date is certain
Dimension and support
1 liv. (85 f. ms. num.); papel
Acquisition information
Livro entrado no Arquivo por transferência do Arquivo Distrital de Braga, onde se encontrava provisoriamente, em 11/9/1985

Scope and content
Contêm os seguintes elementos: dia, mês e ano da ocorrência, nome do falecido e seu estado civil e eventualmente filiação (podendo, no caso de ser casado, constar o nome do cônjuge), última residência, nome do padre, indicação sobre a existência de testamento e administração dos sacramentos, e ainda o local da sepultura. Os registos encontram-se todos validados pela assinatura do abade. Alguns registos incluem os testamentos dos defuntos. Neste título, aqui designado "título dos assentos dos defuntos", existem averbamentos lançados à margem de alguns registos, através dos quais se comprova a satisfação dos bens de alma, missas rezadas e respectivos pagamentos. Além de conter os óbitos descritos, inclui ainda os assentos de baptismo e de casamentos.
Arrangement
Registos ordenados cronologicamente dentro da série a que respeitam
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Sujeito à tabela emolumentar em vigor.
Physical location
3.13.4.15, f. 104 a 189
Previous location
3
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Para sua preservação o livro foi microfilmado e o acesso só é concedido por meio desse suporte.
Alternative form available
Rolo de Microfilme nº 180 (1ª). SGU 1387090.
Notes
Esta unidade arquivística é vulgarmente conhecida por "Livro Misto". Para mais fácil acesso aos diversos conjuntos de assentos (baptismos, casamentos e óbitos) que o integram, e por se julgar ser o método mais prático e operativo, optou-se pela sua descrição em separado de cada título, sem prejuízo da respectiva contextualização na unidade arquivística básica, série e fundo paroquial a que pertencem. As f. 66 a 69 estariam reservadas para o "título dos crismados". Não existe, contudo, qualquer registo.

Em termos gerais, mau estado de conservação. A partir de f. 150 apresenta, no canto superior, uma mancha que se agrava e se torna mais extensa a partir de folhas 175. Devido a esta mancha, há desaparecimento de suporte e consequentemente da informação nele registada. Tinta ferrogálica a afectar a leitura de alguns assentos. A maioria das folhas apresenta vestígios de infestação de lepisma, anterior ao seu ingresso no Arquivo, ora na margem inferior das folhas. mais precisamente no canto, ora na parte superior da margem interior do livro. Alguns registos apresentam pouco contraste e/ou repasse de tinta.
Creation date
5/25/2011 12:00:00 AM
Last modification
6/18/2013 4:41:58 PM
Record not reviewed.