Paróquia de Vimieiro (Santa Ana)

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVCT/PRQ/PBRG61
Title type
Atribuído
Date range
1886 Date is certain to 1911 Date is certain
Dimension and support
26 u.i. (6 liv., 20 cad); 0,115 m.l.
Biography or history
A freguesia de Santa Ana de Vimieiro era cabeça do Couto de Vimieiro, na antiga comarca de Guimarães e era vigararia da apresentação do Colégio de São Paulo da Companhia de Jesus de Braga. Mais tarde passou a reitoria.

Recebeu foral em 4 de setembro de 1517. Este couto estava sujeito à cidade de Braga.

Não se dabe a data da fundação do Mosteiro de Santa Maria de Vimieiro (pensa-se que estaria no século XII sujeito à congregação de Cluny).

Sabe-se que em 1469 o Mosteiro se encontrava sem frades. D. Gonçalo, último abade perpétuo de Tibães, uniu à sua casa, até à morte do terceiro comendatário de Tibães.

No século XVI foi doado aos Jesuítas que o uniram ao Colégio de São Paulo.

A igreja matriz está colocada no mesmo local da igreja conventual. Para além desta igreja, tem ainda uma capela de São Bento.

(resenha histórica da autoria do Arquivo Distrital de Braga)
Custodial history
Esteve na posse da igreja paroquial até à criação do Registo Civil, em 1911, publicada no Diário do Governo nº 41 de 20/02/1911. Nesta data, a paróquia foi obrigada, como, aliás, todas as restantes, a entregar às repartições do Registo Civil, por força da mesma lei, os livros de registo de baptismos, casamentos e óbitos. Pelo Código do Registo Civil de 1932, promulgado pelo Decreto nº 22.018, de 22 de Dezembro, os extractos ficaram sob a guarda dos conservadores dos vários distritos administrativos, ficando os das sedes do distrito a cargo dos conservadores elencados no mapa, que figura como anexo 2 àquele Código. Nesta conformidade, os extractos e os duplicados paroquiais de Viana do Castelo foram entregues à Conservatória do Registo Civil de Braga e esta entregou os seus à de Viana do Castelo.
Acquisition information
Livros entrados no Arquivo por incorporação da Conservatória do Registo Civil de Viana do Castelo de 2/2/2000.
Scope and content
Constituído por duplicados de registos de baptismos, casamentos e óbitos.
Arrangement
Ordenação cronológica, por série.
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Encontram-se definidas no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do ADVCT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.

Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE VIANA DO CASTELO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Viana do Castelo, 2009. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos. Em actualização.

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA, ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO, INVENTÁRIO DO PATRIMÓNIO CULTURAL MÓVEL, Inventário colectivo dos registos paroquiais, vol.2 - Norte, [Lisboa], 1994. ISBN 972-8107-08-0

Catálogo:

PORTUGAL, Arquivo Distrital de Viana do Castelo – Concelho de Braga: Paróquia de Vimieiro. [Manuscrito], 2000. Acessível no ADVCT.
Location of originals
v.tb. no Arquivo Distrital de Braga os originais anteriores a 1886 (PT/ADB/PRQ/PBRG61)
Creation date
1/22/2007 12:00:00 AM
Last modification
12/23/2011 3:38:56 PM