Paróquia de Santar (Nossa Senhora da Purificação)

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVCT/PRQ/PAVV38
Title type
Atribuído
Date range
1771 Date is certain to 1861 Date is certain
Dimension and support
5 u.i. (2 liv., 3 cad); 0,055 m.l.
Biography or history
Na avaliação efectuada em 1546, sendo arcebispo na época, D. Manuel de Sousa, Santa Maria de Santar figura como sendo da apresentação da Comenda de Távora, tendo por rendimento 16 mil réis.

Na cópia de 1580 do Censual de D. Frei Baltasar Limpo, a igreja continua a ser da apresentação da Comenda de Távora, da qual era anexa.

Segundo Américo Costa esta igreja paroquial, da evocação de Santa Maria, pertenceu anteriormente a 1830 ao distrito eclesiástico de Valença e Arcebispado de Braga.

Pinho Leal refere que metade dos dízimos desta igreja pertenciam a Paçô, cujo vigário era obrigado a administrar os sacramentos aos povos de Santar.

Em termos administrativos, a freguesia de Nossa Senhora da Purificação ou das Candeias esteve anexada a Tabaçô entre os anos de 1890 e 1930, passando, em 1936, por força do Decreto-Lei nº 27424, de 31 de Dezembro, a constituir uma freguesia autónoma. Chegou a ser denominada Tabaçô e Santar.

Os primeiros assentos de baptismos, casamentos e óbitos dos livros desta paróquia remontam ao ano de 1771, sendo vigário Frei Bento Pereira Bacelar. Neles a igreja paroquial é muitas vezes designada por "Igreja de Santa Maria de Santar da Sagrada Religião de Malta".
Custodial history
Esteve na posse da igreja paroquial até à criação do Registo Civil, em 1911, publicada no Diário do Governo nº 41 de 20/02/1911. Nesta data as paróquias foram obrigadas, por lei, a entregar os livros de registo de baptismos, casamentos e óbitos às repartições do Registo Civil.
Acquisition information
Livros entrados no Arquivo por incorporações da Conservatória do Registo Civil de Arcos de Valdevez de 3/12/1985, e da Conservatória do Registo Civil de Viana do Castelo de 25/11/1985.
Scope and content
Constituído por registos de baptismos, casamentos e óbitos.
Accruals
Prevê-se a entrada de novas unidades de instalação a partir de Novembro de 2008.
Arrangement
Ordenação cronológica, por série.
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Encontram-se definidas no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do ADVCT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos. Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE VIANA DO CASTELO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Viana do Castelo, 2009. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos. Em actualização.

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA, ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO, INVENTÁRIO DO PATRIMÓNIO CULTURAL MÓVEL, Inventário colectivo dos registos paroquiais, vol.2 - Norte, [Lisboa], 1994. ISBN 972-8107-08-0

Catálogo:

PORTUGAL, Arquivo Distrital de Viana do Castelo – Concelho de Arcos de Valdevez: Paróquia de Santar. [Manuscrito], 1989. Acessível no ADVCT. Em actualização.
Alternative form available
Existem cópias em papel, denominados duplicados para a 2ª metade do século XIX.
Related material
v.tb. Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Paróquia de Tabaçô (PT/ADVCT/PRQ/PAVV48)

Arquidiocese de Braga - Visitas e devassas (1528 - 1861), em poder do Arquivo Distrital de Braga
Creation date
1/22/2007 12:00:00 AM
Last modification
2/1/2013 12:14:02 PM