Registo dos actos lavrados pelos tabeliães/notários nas suas notas

Description level
Series Series
Reference code
PT/ADVCT/JTJAVV/CV/018
Title type
original
Date range
1935 Date is certain to 1936 Date is certain
Dimension and support
19 liv
Extents
19 Livros
Scope and content
A presente série documental, cuja produção se inicia no ano de 1877 e se mantém até 1949, surge sob diferentes designações, tais como "livros para registar as escrituras e mais actos outorgados, que os tabeliães do Juízo lavrarem em seus livros de notas"; "livros de registo de escrituras e testamentos";"livros de registo de actos notariais". Este registo foi inicialmente da competência do contador e distribuidor do Juízo (de 1877 até, pelo menos, 1933), passando pouco tempo depois para a alçada da Secretaria Judicial.

Com a incorporação destes livros, colheu-se a enorme vantagem de abrir caminho ao fácil acesso e recuperação das informações contidas nos livros dos tabeliães e notários, que operaram no concelho de Viana do Castelo, no período por eles abrangidos, aumentando extraordinariamente as potencialidades dos vários sistemas de que fazem parte integrante.

Para cada livro existe um índice que remete para as folhas referentes às distintas séries documentais, encontrando-se aí o nome do tabelião ou notário, bem como a descrição pormenorizada de cada acto. São, pois, verdadeiros "ficheiros", que constituem com os livros e cartórios notariais um todo indissociável de informação
Access restrictions
Comunicável
Physical location
Depósito 4
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Em termos gerais, estado de conservação razoável.
Creation date
4/28/2008 12:00:00 AM
Last modification
8/16/2011 12:19:32 PM
Record not reviewed.