Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Arquivo Distrital de Viana do Castelo
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Javascript is not enabled
JFRGPTL10
Junta de Freguesia de Brandara (Ponte de Lima)
1841/1960
Junta de Freguesia de Brandara (Ponte de Lima)
Description level
Fonds
Reference code
PT/ADVCT/JFRGPTL10
Title type
original
Date range
1841
to
1960
Dimension and support
0,12 m (1 cx)
Extents
1 Caixas
Biography or history
Por Decreto de 26 de Junho de 1830, foram criadas as juntas de paróquia com o objectivo de cuidarem da conservação do edifício da igreja e das despesas do culto divino, bem como de receberem as esmolas e administrarem os rendimentos particulares da freguesia, aplicando-os à fábrica da igreja paroquial. Dos bens administrados pelas juntas de paróquia exceptuavam-se os pertencentes às irmandades e confrarias legalmente erectas, às ermidas ou capelas de particulares, hospitais e albergarias.
O elenco das competências desta instituição viria a ser ampliado ao longo do século XIX, ficando a incumbir-lhe também pelo Código Administrativo de 1895 a administraçãodo cemitério paroquial, das fontes e caminhos públicos.
Pela Lei nº 621, de 23 de Junho de 1916, as juntas de paróquia viriam a tomar a designação oficial de juntas de freguesias.
Na documentação depositada neste Arquivo Distrital, a primeira referência à junta de paróquia reporta-se ao dia 24 de Junho de 1837.
Bibliografia:
ALMEIDA, Fortunato de - "História da Igreja em Portugal", nova edição preparada e dirigida por Damião Peres, vol. 3, Porto/Lisboa, Livraria Civilização, 1970, p. 64-65;
CAETANO, Marcelo - "Manual de Direito Administrativo, 1ª ed., vol. 1, Coimbra, Livraria Almedina, 1984, p. 352
Custodial history
O depósito foi feito por um antigo Presidente eleito desta Junta, que os descobriu, junto de um contentor, a tempo de não serem destruídos. Entregou aqueles documentos ao Arquivo Distrital, a título de depósito, a 6 de Março de 1990, salvaguardando-os para a posteridade.
Acquisition information
Depósito
Scope and content
O conjunto documental apresenta lacunas dentro das séries existentes e alguns dos livros entregues estão em mau estado de conservação e sem as encaderações originais. O grosso da documentação é constituída por livros de actas, havendo igualmente peças relativas à gestão patrimonial e dos recursos financeiros da Junta de Freguesia. Deste depósito fazem ainda parte documentos de outros fundos, dos quais se salienta:"Autos da demarcação (traslado) das igrejas de Brandara e de Calheiros",do ano de 1614; 1 livro de registo paroquial dos testamentos e codicilos da freguesia de Brandara, de 1809 (cota: 3.13.1.10), já devidamente contextualizado no respectivo arquivo; 3 documentos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário da mesma freguesia.
Arrangement
Cronológica e ordenada por série documental.
Access restrictions
Comunicável, salvo os originais em mau estado de conservação.
Conditions governing use
Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor
Language of the material
Português
Other finding aid
Guia, catálogo
Creation date
1/22/2007 12:00:00 AM
Last modification
12/21/2011 12:51:45 PM
Record not reviewed.
Add to my list
© 2008 - Arquivo Distrital de Viana do Castelo |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contactos
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled