Arquivo de Daniel de Campos Contente

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVCT/EMPRDCC
Title type
Atribuído
Date range
1939 Date is certain to 1981 Date is certain
Dimension and support
41 u.i. (33 liv., 8 capilhas); 0,75 m.l.
Extents
33 Livros
Biography or history
Daniel de Campos Contente nasceu na freguesia de Santa Clara, em Coimbra, e viria a falecer em Viana do Castelo no ano de 1984.

O pai, Manuel Contente, oriundo de uma família de tanoeiros, com oficina na Rua da Moeda, na cidade de Coimbra - o actual Bota Abaixo - teve de abandonar a industria da tanoagem, por motivos de saúde. Após um período de aprendizagem em Manteigas, abriu uma oficina de relojoaria na antiga Rua da Ponte, hoje Avenida João das Regras, em Santa Clara, junto ao antigo Rossio, área que viria a ser ocupada pelo Portugal dos Pequeninos.

Manuel morreu novo, deixando dois filhos - José e Daniel. O primeiro ingressou na Escola de Belas Artes de Lisboa, vindo a ser conhecido na pintura e na gravura como José Contente. Daniel deu continuidade à oficina de relojoaria que granjeou o nome, não só na cidade, como num meio muito mais vasto, como se pode confirmar pelos registos que elaborou.

Em 1924 consorciou-se com uma prima, Maria da Conceição Contente, passando alguns anos mais tarde a trabalhar por conta própria, embora na oficina do pai. Os registos que então iniciou, em folhas soltas, foram destruidos quando do espólio dos seus bens.

Daniel de Campos Contente exerceu a actividade regularmente até 1980.

Nos últimos anos da sua vida começou a solicitar a ajuda de um antigo colaborador, o senhor Félix, por se sentir incapaz de realizar determinados consertos. Cessou a actividade definitivamente em Julho de 1981, ano em que se retirou para a casa de uma filha, em Viana do Castelo.
Custodial history
Arquivo conservado pela família até à morte de Daniel de Campos Contente, que o trouxe da sua oficina de relojoaria em Coimbra, para casa de um familiar em Viana do Castelo.

Houve uma tentativa, por parte da família, de o depositar no Arquivo Distrital de Coimbra, feita por sugestão da então Directora do Arquivo Distrital de Viana do Castelo.

Em virtude, daquele Arquivo ter recusado a dádiva, o Arquivo Distrital de Viana do Castelo acabou por aceitá-la.
Acquisition information
Documentos entrados no Arquivo por dádiva de um familiar, Dr. Artur Vinha de Novais (genro de Daniel de Campos Contente), em 1 de Junho de 2000.
Scope and content
Os registos entregues à guarda do Arquivo Distrital de Viana do Castelo iniciaram-se após Daniel de Campos Contente ter assumido a direcção efectiva da Oficina. Constam de 10 volumes de numeradores e de outros 27 em que se descreve, para além do nome e morada dos proprietários dos relógios, a marca, a intervenção necessária e o preço do conserto. Abrange ainda alguma correspondência e fotografias.
Accruals
Não se prevê ingressos adicionais.
Arrangement
Organizado por séries documentais e ordenado cronologicamente dentro das mesmas.
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Encontram-se definidas no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do ADVCT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.

Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Instrumentos de pesquisa:

PORTUGAL, Arquivo Distrital de Viana do Castelo - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Viana do Castelo, ADVCT, 2008. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos.

Catálogo:

PORTUGAL, Arquivo Distrital de Viana do Castelo - Daniel de Campos Contente. [Manuscrito], 2000. Acessível no ADVCT.
Creation date
1/22/2007 12:00:00 AM
Last modification
12/21/2011 12:51:44 PM
Record not reviewed.