Cartório Notarial de Paredes de Coura - 2º Ofício

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVCT/CNPCR02
Title type
Atribuído
Date range
1745 Date is certain to 1904 Date is certain
Dimension and support
139 u.i. (138 liv., 1 pt.); 2,4 m.l.
Biography or history
O primeiro tabelião a servir neste antigo Ofício do concelho de Paredes de Coura, segundo se pode comprovar da documentação existente no Arquivo Distrital, foi Bernardino Soares de Sousa.

Há notícia de que, em 1820, o cartório terá pertencido ao tabelião José Pereira de Oliveira, a quem vieram posteriormente a suceder António Diogo Pedrosa Velho Barreto, Manuel Patrício Álvares e João Norberto Pereira Álvares da Guerra.

Em finais do século XIX, os livros fazem menção a Pedro Augusto da Rocha Calisto, como tabelião proprietário do 2º Ofício da comarca.

No ano de 1904, este cartório viria a ser suprimido, exercendo então as funções de notário Nicolau Marinho Gomes de Abreu.
Custodial history
Desconhece-se a história custodial desta documentação anteriormente ao tempo em que esteve à guarda do Arquivo Distrital de Braga.
Acquisition information
Este conjunto de documentos ingressou no Arquivo por transferência de 11/09/1985 dos livros e documentos do Cartório Notarial de Paredes de Coura, que se encontravam provisoriamente no Arquivo Distrital de Braga.
Scope and content
Constituído maioritariamente por livros de notas, actos e contratos entre vivos e registo de testamentos produzidos pelos diversos tabeliães e notários do Cartório.
Accruals
Por se tratar de um fundo fechado, não se prevê a entrada de novas unidades de instalação.
Arrangement
Cronológica por sucessão de notário/tabelião e, dentro da produção do notário, por série documental. A reconstituição da organização original deste Ofício teve também em conta o inventário geral do Cartório.
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Encontram-se definidas no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu tamanho, estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do ADVCT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos. Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE VIANA DO CASTELO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Viana do Castelo, 2009. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos. Em actualização.

Catálogo:

ARQUIVO DISTRITAL DE VIANA DO CASTELO - Cartório Notarial de Paredes de Coura: 2º Ofício. [Manuscrito], 1989. Acessível no ADVCT.

Índices:

CARTÓRIO NOTARIAL DE PAREDES DE COURA - 1º OFÍCIO, Júlio César Gomes Barbosa - Índice das escrituras e testamentos do 1º e 2º Ofícios (1876 - 1921). [Manuscrito]. Acessível no ADVCT.
Related material
Relação paralela: Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Cartório Notarial de Paredes de Coura - 1º Ofício (PT/ADVCT/CNPCR01); Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Cartório Notarial de Paredes de Coura - 3º Ofício (PT/ADVCT/CNPCR03); Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Cartório Notarial de Paredes de Coura - 4º Ofício (PT/ADVCT/CNPCR04); Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Cartório Notarial de Paredes de Coura - 5º Ofício (PT/ADVCT/CNPCR05); Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Cartório Notarial de Paredes de Coura - 1º Ofício do Couto de Sanfins (PT/ADVCT/CNPCR06); Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Cartório Notarial de Paredes de Coura - 2º Ofício do Couto de Sanfins (PT/ADVCT/CNPCR07); Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Cartório Notarial de Paredes de Coura - Secretaria Notarial (PT/ADVCT/CNPCR08); Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Cartório Notarial de Paredes de Coura - 3º Ofício do Couto de Sanfins (PT/ADVCT/CNPCR09).
Creation date
7/4/2011 12:00:00 AM
Last modification
12/30/2011 5:31:03 PM