Arquivo de Martim Velho Barreto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVCT/APPMVB
Title type
Atribuído
Date range
1633 Date is certain to 1669 Date is certain
Dimension and support
3 u.i. (2 liv., 1 mç.); 0,91 m.l.
Extents
2 Livros
1 Maços
Custodial history
Entre os fundos e colecções constantes do acervo de arquivos , depositado pela Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo no Arquivo Distrital, em princípios de Março de 1990, encontra-se este conjunto documental relativo a Martim Velho Barreto. Não há certezas sobre a razão por que teria sido depositado este núcleo no acervo documental da Misericórdia. Um legado deixado à Confraria por Martim Velho Barreto poderia talvez explicar a incorporação.
Acquisition information
Documentos entrados no Arquivo por depósito feito pela Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo em 6 de Março de 1990.
Scope and content
Compõe-se essencialmente de documentos pertencentes a um único processo referente à defesa pessoal do seu produtor contra as acusações que lhe haviam sido imputadas por D. Francisco de Lima. Inclui também outra documentação ligada à actividade mercantil da época.
Accruals
Não se prevê ingressos adicionais.
Arrangement
O arquivo não dispõe de uma organização específica, dada a sua reduzida dimensão. Foi descrito apenas ao nível de documento composto e documento simples.
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Encontram-se definidas no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do ADVCT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.

Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
PEREIRA, Maria Olinda Alves; AMARAL, Maria Clotilde de Mendonça - Misericórdia de Viana do Castelo, séc. XVI a XX: Catálogo do acervo documental. Viana do Castelo: Lions Clube, 1997. XVI, 174 p. ISBN 972-97346-0-7

PORTUGAL, Arquivo Distrital de Viana do Castelo - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Viana do Castelo, ADVCT, 2008. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos.
Related material
Misericórdia de Viana do Castelo (PT/ADVCT/MISVCT)
Creation date
2/25/2011 12:00:00 AM
Last modification
12/19/2011 5:30:11 PM