Arquivo da Família Velho de Moscoso

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVCT/AFPVMOSC
Title type
Atribuído
Date range
1686 Date is certain to 1873 Date is certain
Dimension and support
10 u.i. (2 liv., 8 cx.); 0,91 m.l.
Extents
8 Caixas
2 Livros
Biography or history
Cerca de 1806, Luís Pereira Velho de Moscoso deu início à construção do Palácio da Brejoeira, na freguesia de São Cipriano de Pinheiros. Com um custo total de 400.000.000 de réis, então um valor elevadíssimo, esta construção só foi possível por os antepassados do seu fundador terem conseguido no comércio uma grande fortuna.

Edificado numa propriedade de Simão Pereira Velho de Moscoso, ao tempo conhecida pelo nome de Quinta do Vale da Rosa, o imóvel está hoje classificado como Monumento Nacional.

Luís Pereira Velho de Moscoso casou com D. Luísa Maria Cleofe Pereira Caldas, filha de Luís Rodrigues Caldas, Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo. Este, em virtude da compra que fizera ao Cardeal da Cunha, a quem incumbira decidir sobre todos os assuntos atinentes às paróquias dos extintos Mosteiros dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, entrou na posse do Mosteiro de São Salvador de Paderne aos 28 de Agosto de 1773.

Posteriormente, em 1825, Luís Pereira Velho de Moscoso e sua mulher viriam a adquirir o dito Mosteiro, juntamente com todos os seus edifícios, quinta, coutadas, pesqueiras, apresentações e mais pertenças e regalias a D. Catarina Rita Jorge Caldas, viúva de João Pereira Caldas, irmão de D. Luísa Maria.

Além da Brejoeira e do Couto de Paderne, os Velhos de Moscoso viriam a ampliar o seu património com outras propriedades situadas em diferentes zonas do país, tais como Lisboa, Sesimbra e Alenquer através de heranças provindas da Família Pereira Caldas, quer por morte dos pais de D. Luísa Maria, quer pela sua irmã e cunhado, D. Maria Angélica Ludgera Pereira Caldas e o desembragador António rodrigues Caldas.

No início do século XX, o Palácio foi adquirido pelo Consellheiro Pedro Maria da Fonseca Araújo, que o renovou e alterou com o arquitecto Ventura Terra. Na década de 30, passaria a ser pertença de D. Hermínia de Oliveira Pais.

O Palácio da Brejoeira é também uma referência da produção do vinho Alvarinho.
Custodial history
Não se conhece a história custodial desta documentação anteriormente ao tempo em que esteve à guarda do Cartório Notarial de Monção.
Acquisition information
Documentos entrados no Arquivo por incorporação do Cartório Notarial de Monção, em 24 de Abril de 1991.
Scope and content
Abarcando um longo período, desde os fins do século XVII até aos últimos anos do século XIX, compõe-se fundamentalmente de documentação ligada às actividades económicas dos Caldas de Badim e dos Velhos de Moscoso, do Palácio da Brejoeira. É composto maioritariamente por títulos de propriedade.
Accruals
Não se prevê ingressos adicionais.
Arrangement
Classificado de acordo com a ordem original, segundo o quadro adjunto:

1 - Títulos dos foros, situados em Camarate

2 - Títulos da Quinta de Alenquer (Quinta de Santo António do Lagar Novo)

3 - Títulos dos bens de Santarém

4 - Títulos da Quinta de Sesimbra

5 - Títulos relativos ao extinto Mosteiro de Paderne

6 - Títulos relativos à Quinta dos Coruchéus

7 - Títulos relativos a Loures, termo da cidade de Lisboa

8 - Títulos relativos a Monção

9 - Outros títulos

10 - Registo da cobrança de foros
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Encontram-se definidas no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do ADVCT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.

Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor
Language of the material
Português
Other finding aid
Instrumentos de pesquisa:

PORTUGAL, Arquivo Distrital de Viana do Castelo - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Viana do Castelo, ADVCT, 2008. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos.

Catálogo:

PORTUGAL, Arquivo Distrital de Viana do Castelo - Arquivo da Família Velho de Moscoso. [Impresso], 1995. Acessível no ADVCT.
Related material
Complementar:

Cartório Notarial de Monção - 1º Ofício (PT/ADVCT/CNMNC01); Cartório Notarial de Monção - 2º Ofício (PT/ADVCT/CNMNC02); Cartório Notarial de Monção - 3º Ofício (PT/ADVCT/CNMNC03); Cartório Notarial de Monção - 4º Ofício (PT/ADVCT/CNMNC04); Cartório Notarial de Monção - 5º Ofício (PT/ADVCT/CNMNC05); Cartório Notarial de Monção - 6º Ofício (PT/ADVCT/CNMNC06); Cartório Notarial de Monção - 7º Ofício (PT/ADVCT/CNMNC07); Cartório Notarial de Monção - 1º Ofício de Valadares (PT/ADVCT/CNMNC08); Cartório Notarial de Monção - 2º Ofício de Valadares (PT/ADVCT/CNMNC09); Cartório Notarial de Monção - 3º Ofício de Valadares (PT/ADVCT/CNMNC10); Cartório Notarial de Monção - 4º Ofício de Valadares (PT/ADVCT/CNMNC11)

Mosteiro de Paderne à guarda do Arquivo Distrital de Braga.
Creation date
2/25/2011 12:00:00 AM
Last modification
12/19/2011 4:35:35 PM