Juízo de Paz de Jolda e anexas de Nogueira e São Paio (Arcos de Valdevez)

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVCT/JJPAVV19
Title type
Atribuído
Date range
1835 Date is certain to 1836 Date is certain
Dimension and support
1 liv.; 0,015 m.l.
Extents
1 Livros
Biography or history
Foi a Carta Constitucional de 1826 que introduziu os tribunais ou julgados de paz, essencialmente destinados a tentarem a conciliação entre pessoas desavindas, para evitar que se envolvessem em questões judiciais a que pelas demoras, gastos e outros incómodos que acarretam, só se devem recorrer depois de esgotada a possibilidade de uma solução pacífica.

Aos Juízes de Paz cabiam inúmeras e importantes tarefas inerentes à sua condição de apaziguadores e garantes da paz e tranquilidade públicas. Tinham de conciliar e compor as partes, separar e apaziguar ajuntamentos e motins, obrigar vadios, mendigos, turbulentos, bêbados e meretrizes a assinarem termo de bem viver, mandar fazer exame em casos de morte, ferimento e agressão física, informar o Juiz dos Órfãos ou o Juiz de Direito sobre quem eram os órfãos, que bens possuiam, quem havia falecido, com ou sem testamento, com ou sem herdeiros.

Os julgados de paz visam, assim, dar satisfação completa ao velho brocardo que pondera "valer mais uma má composição do que uma boa demanda".

Tendo como antecedente remoto os avindores que surgiram no tempo de D. Manuel I, os julgados de paz, após a sua criação pela Carta Constitucional, mantiveram-se ao longo do tempo com aquela função primacialmente conciliatória, sendo actualmente regulados pela Lei 78/2001, de 13 de Julho.

Exibindo o mesmo pendor conciliatório, os julgados de paz continuam a ser de criação facultativa, em parceria entre o Estado e o poder local, havendo sempre recurso dos respectivos juízes de paz para os tribunais de comarca.

Sediado na freguesia de Madalena da Jolda, a este Juízo de Paz estavam anexas as freguesias de Nogueira e São Paio, todas do concelho de Arcos de Valdevez.

Exercia em 1835 as funções de Juíz de Paz Manuel António Rodrigues Caldas, coadjuvado pelo escrivão António Joaquim de Sousa. Em finais de 1836 substituiu-o nas suas funções de Juíz de Paz, António José de Amorim.
Custodial history
Não se conhece a história custodial desta documentação anteriormente ao tempo em que esteve na posse do doador.

Acquisition information
Este livro ingressou no Arquivo por oferta de um particular, José Nicolau Pinto Osório, feita em finais dos anos 90 do século XX.
Scope and content
Constituído maioritariamente por autos de conciliação, não conciliação e conciliação em parte sobre questões que têm a ver com direitos de propriedade, com dívidas de empréstimo de dinheiro a juro, indemnização por prejuízos causados a vizinhos, divisão de roço entre vizinhos, o não pagamento de pensões e rendas de terras, entre outras questões.
Arrangement
Dado que se trata apenas de um livro, não se julga necessária qualquer organização intelectual deste fundo.
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.

Conditions governing use
Encontram-se definidas no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu tamanho, estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do ADVCT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.

Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE VIANA DO CASTELO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Viana do Castelo, 2009. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos. Em actualização.

Catálogo:

ARQUIVO DISTRITAL DE VIANA DO CASTELO – Juízo de Paz de Jolda e suas anexas (Arcos de Valdevez). [Manuscrito], 1999. Acessível no ADVCT.
Related material
Relação sucessora: Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Tribunal Judicial da Comarca de Arcos de Valdevez (PT/ADVCT/JTJAVV)

Relação paralela: Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Juízo de Paz do Salvador de Arcos de Valdevez (Arcos de Valdevez) (PT/ADVCT/JJPAVV34).
Creation date
5/18/2011 12:00:00 AM
Last modification
1/16/2012 5:08:52 PM