Juízo Ordinário do Julgado de Soajo

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVCT/JJOAVV46
Title type
Controlado
Date range
1832 Date is certain to 1853 Date is certain
Dimension and support
proc.; papel
Biography or history
Conhecidos por juízes da terra ou juízes, os juízes ordinários eram magistrados eleitos anualmente pelos povos, sem formação letrada, a quem incumbia a aplicação da justiça na área jurisdicional da sua competência. No início do século XVII viriam a ser eleitos pelas câmaras, pelo período de três anos.

Julgavam em primeira instância, cabendo deles, no entanto, apelação para o rei, tribunais régios,governadores ou ricos-homens. No exercício da actividade eram tutelados pelos corregedores das comarcas, pessoas estranhas à terra, de nomeação régia.

Anote-se que no século XVIII a área jurisdicional destes juizes coincidia com determinadas divisões territoriais, tais como os coutos e as honras.

Extintos por decreto de 27 de Junho de l867, que atribuía parte das suas competências aos juizes de direito e outra parte aos juizes de paz, os juizes ordinários voltariam a exercer as suas funções, ao verificar-se que a estrutura judicial implantada pelo referido decreto se mostrava inadequada aos tempos que corriam.

Mais tarde, por força da lei de 16 de Abril de 1874, estes magistrados passaram a ser de nomeação régia pelo período de três anos.

Mas, os juízes ordinários vieram a ser finalmente suprimidos na década de 80 do século XIX.

Sediado na vila de Soajo, teve como juiz nos anos de 1842 a 1844 António Pereira de Amorim, sendo escrivão nessa altura, Domingos António Pereira dos Santos.
Acquisition information
Processos incorporados no ADVCT em 4 de fevereiro de 2013, vindo do Tribunal Judicial de Arcos de Valdevez.
Scope and content
Constituído por inventários orfanológicos.
Arrangement
Documentos ordenados por série documental.
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Encontram-se definidas no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do ADVCT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos. Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL de VIANA do CASTELO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Viana do Castelo, 2009. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos. Em actualização. Catálogo: ARQUIVO DISTRITAL de VIANA do CASTELO – Tribunal Judicial de Arcos de Valdevez: Incorporação inventários orfanológicos_2008. [Base de Dados em Access], 2013. Acessível no ADVCT.
Related material
Relação sucessora: Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Tribunal Judicial da Comarca de Arcos de Valdevez (PT/ADVCT/JTJAVV)
Creation date
7/20/2016 3:56:25 PM
Last modification
8/5/2016 6:52:31 PM
Record not reviewed.