Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Assentos de baptismos

Description level
File File
Reference code
PT/ADVCT/PRQ/PPTL17/001/00003
Title type
Atribuído
Date range
1714-08-11 Date is certain to 1732-01-10 Date is certain
Dimension and support
1 liv (65 f.: 64 ms. num.+ 1 f. ms. não num.); papel
Acquisition information
Livro entrado no Arquivo por transferência do Arquivo Distrital de Braga, onde se encontrava provisoriamente, em 11/9/1985.
Scope and content
Contêm os seguintes elementos: dia, mês e ano do baptismo e do nascimento, nome do pai e da mãe e respectiva morada, nome do padre e dos padrinhos. Por volta de 1750, por ordem do visitador, passa a constar o nome dos avós. Os registos encontram-se todos validados pela assinatura do abade. Contém averbamentos comprovativos do óbito, embora não indiquem a data dessa ocorrência. Além de conter os baptismos descritos, inclui ainda os assentos de casamento e de óbitos. Existe um assento de baptizado exarado a f. 72 vº, entre os registos de casamentos. No final do livro, há um requeirmento para rectificação de um assento de baptismo do ano de 1717, registado a fls. 12 vº do mesmo livro.
Arrangement
Registos ordenados cronologicamente dentro da série a que respeitam
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais
Conditions governing use
Sujeito à tabela emolumentar em vigor

Physical location
3.13.4.15, f. 1 a 65 vº e 193
Previous location
3
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Para sua preservação o livro foi microfilmado e digitalizado e o acesso é concedido por meio desses suportes.
Alternative form available
Rolos de Microfilme nº 180 (1ª). SGU 1387090

Notes
Esta unidade arquivística é vulgarmente conhecida por "Livro Misto". Para mais fácil acesso aos diversos conjuntos de assentos (baptismos, casamentos e óbitos) que o integram, e por se julgar ser o método mais prático e operativo, optou-se pela sua descrição em separado de cada título, sem prejuízo da respectiva contextualização na unidade arquivística básica, série e fundo paroquial a que pertencem. As f. 66 a 69 estariam reservadas para o "título dos crismados". Não existe, contudo, qualquer registo.

Em termos gerais, mau estado de conservação. Registos com pouco contraste e alguns com repasse de tinta. Tinta ferrogálica a afectar a leitura de alguns assentos. Apresenta uma mancha a meio da margem inferior do livro, que atinge todas as folhas. Sobre estas manchas, há sinais de bolores. As primeiras folhas apresentam vestígios de infestação de lepisma (em cima da mesma mancha), anterior ao seu ingresso no Arquivo.
Creation date
5/25/2011 12:00:00 AM
Last modification
6/18/2013 4:38:57 PM
Record not reviewed.