Hospital da Misericórdia

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/ADVCT/MISVCT-HOSP1
Title type
Controlado
Date range
1810 Date is certain to 1968 Date is certain
Biography or history
Construído entre os anos de 1587 e 1589, sob a administração das Mesas a que presidiu o provedor João Jácome de Luna, viria a sofrer ao longo dos tempos sucessivos restauros, ampliações e transformações, que progressivamente foram melhorando as suas instalações e as condições de assistência hospitalar. Em 1772, viria a ser acrescentado ao edifício um espaço reservado à botica privativa do Hospital.

As obras de remodelação, que tiveram lugar em finais do século XVIII, podem ser ainda hoje testemunhadas pelos desenhos de Gonçalo Luís da Silva Brandão, reunidos no Álbum de Plantas de 1776.

Nos finais do século XIX, o Hospital, da invocação de São João de Deus, possuia as seguintes dependências: no rés-do-chão, a casa mortuária, a das autópsias, a sala e o gabinete para a inspecção de toleradas, dois quartos para alienados ou presos; no primeiro andar, uma sala de recepção, a sala de cirurgia, quartos particulares, rouparia, cozinha e enfermarias para homens; no segundo andar, as enfermarias destinadas às mulheres. A administração interna estava confiada às irmãs hospitaleiras.

Já na década de setenta do século XX, a edificação do novo Hospital Distrital, actualmente designado por Centro Hospitalar do Alto Minho, pelo Estado e sob a sua gestão fez cessar a actividade da Misericórdia na área da assistência aos enfermos.
Scope and content
Faculta elementos de informação sobre as despesas feitas com os enfermos, entradas e saídas de doentes, dietas e medicamentos aplicados aos doentes, receituários e óbitos de enfermos.
Arrangement
Organizado de acordo com um quadro de classificação funcional, feito a posteriori, que a seguir se apresenta:

A. Constituição e Regulamentação

A/1. Quadro legal

A/2. Estrutura orgânica

B. Gestão do Património

C. Gestão Financeira

D. Assistência aos Enfermos

D/1. Movimento de Doentes

D/2. Assistência Médica e Medicamentosa

D/3. Dieta Alimentar

D/4. Apoio Social

Optou-se por esta classificação, atendendo à impossibilidade de se reconstituir a organização interna pré-existente do arquivo do Hospital da Misericórdia, por esta não ser já perceptível na sua globalidade à data da recolha da documentação.

Preferiu-se a classificação funcional à orgânica, dada a sua estabilidade face às mutações e frequentes alterações administrativas a que estão sujeitos os organismos e instituições.
Access restrictions
Comunicável, salvo os registos clínicos recentes.
Conditions governing use
Reprodução condicionada ao estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo
Related material
v.tb. arquivo do Centro Hospitalr do Alto Minho, de Viana do Castelo
Notes
Fontes manuscritas: "Introdução e notícia da fundação do Hospital e Botica", in Livro dos bens pertencentes ao património do Hospital da Casa da Misericórdia, assim de raiz como de dinheiro a juro e de sobras de legados para o tratamento e curativo dos pobres (1768), fl. 400. Arquivo Distrital de Viana do Castelo, 3.25.5.8.
Creation date
7/10/2004 12:00:00 AM
Last modification
2/4/2022 7:01:15 PM
Record not reviewed.