Misericórdia de Caminha

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVCT/MISCMN
Title type
Controlado
Date range
1516 Date is certain to 1984 Date is certain
Dimension and support
12 m.l. (245 liv., 6 pt., 179 mç., 10 cad)
Extents
245 Livros
179 Maços
Biography or history
Constituída a pedido do Concelho, no ano de 1516, a Misericórdia de Caminha apenas conseguiria alcançar a confirmação do seu compromisso durante o reinado de D. João III, mais concretamente em 1537.

Poucos anos volvidos, ocupou-se a Misericórdia na construção da sua igreja, que concluiu em 1551, sendo provedor Gomes Palhares.

Entre o ano de 1651 e princípios do século XVIII, a Irmandade empreendeu, à custa das esmolas e doações de particulares, grandes obras de reedificação e restauro deste templo quinhentista.

Entretanto, por volta do ano de 1566, o velho Hospital camarário, da invocação de Nossa Senhora da Visitação, foi integrado na Santa Casa, passando esta, assim, a ter a seu cargo a administração daquele estabelecimento assistencial.

De origem remota, o Hospital da vila foi primitivamente sede de uma albergaria, fundada em 1457, por Gonçalo Gil de Briteiros e sua mulher Genebra Aires Gomes da Rocha, para acolher pobres e peregrinos que demandavam Santiago de Compostela.

Até 1647, anteriormente à criação na vila do Hospital de São João de Deus, dedicado à assistência aos militares enfermos, os soldados da guarnição utilizaram os serviços do Hospitl da Misericórdia, recebendo esta do Tesouro, em contrapartida, dez cruzados por ano.

O hospital concelhio, recentemente extinto, pertencente à Misericórdia, começou a ser construído em 1875 no mesmo local onde fora implantado o anterior.

Com a Revolução do 25 de Abril de 1974, o Estado, chamando a si o exercício exclusivo de toda a actividade hospitalar, entrou na posse do Hospital da Misericórdia, o que posteriormente legalizou mediante contrato de arrendamento celebrado entre a Santa Casa e a Administração Regional de Saúde.

Privada, assim, da valência hospitalar, a Misericórdia tem-se voltado preferentemente para acções de valorização do seu património, no propósito de assegurar rendimentos, que lhe permitam desenvolver a sua intervenção no campo assistencial.
Acquisition information
Documentos entrados no Arquivo por depósito feito pela Santa Casa da Misericórdia de Caminha em 9 de Fevereiro de 2004.
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Reprodução condicionada ao estado de conservação dos documentos. Sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
PORTUGAL, Arquivo Distrital de Viana do Castelo - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Viana do Castelo, ADVCT, 2008. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos.

Guia de remessa e catálogo em elaboração
Creation date
3/9/2011 12:00:00 AM
Last modification
5/18/2021 3:53:58 PM
Record not reviewed.