Digital representation
Digital representation thumbnail

Assentos de testamentos

Description level
File File
Reference code
PT/ADVCT/PRQ/PPTL01/004/00002
Title type
original
Date range
1808-08-28 Date is certain to 1819-03-19 Date is certain
Dimension and support
1 liv. (28 f.: 25 f. ms. num. + 3 f. em branco num.); papel
Extents
1 Livros
Acquisition information
Livro entrado no Arquivo por incorporação da Conservatória do Registo Civil de Ponte de Lima em 11/06/1985.
Scope and content
Contêm os seguintes elementos: dia, mês e ano do testamento, nome do testador, estado civil (filiação, caso seja solteiro) e residência, o tipo de mortalha e local de sepultura escolhidos, o número de ofícios, lições e missas, bem como o número de padres que as deviam celebrar, esmolas deixadas, nomes dos legatários, herdeiros, familiares e testamenteiro(s), bens deixados, nome das testemunhas e data do registo do testamento. Os registos encontram-se todos validados pela assinatura do padre. Além de conter os testamentos descritos, inclui ainda os assentos de baptismo.

A f. 24 encontra-se lançada a seguinte nota: "Depois que se criou hum ofº em Vianna para dentro em 30 dias se rezistar os testamentos, e depois que o rezisto passou pª administradores do concº as partes não dam os testamentos para se rezistar, esta cauza por que não continuei". Depois desta nota encontra-se um apontamento do legado de duas missas anuais perpetuas, instituidas no testamento de António da Costa, datad de 3 de dezembro de 1831.
Arrangement
Registos ordenados cronologicamente dentro da série a que respeitam.
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Sujeito à tabela emolumentar em vigor.
Physical location
3.12.2.21, f. 1 a 28
Original numbering
2
Language of the material
Português
Notes
Esta unidade arquivística é vulgarmente conhecida por "Livro Misto". Para mais fácil acesso aos diversos conjuntos de assentos (baptismos e testamentos) que o integram, e por se julgar ser o método mais prático e operativo, optou-se pela sua descrição em separado de cada título, sem prejuízo da respectiva contextualização na unidade arquivística básica, série e fundo paroquial a que pertencem.

Encadernação de pergaminho muito danificada.

Em termos gerais, mau estado de conservação. Muito repasse de tinta e manchas provocadas pela tinta ferrogálica utilizada na escrita. O canto inferior direito das folhas apresenta manchas de sujidade, causadas pelo seu manuseamento. Apresenta manchas causadas pela humidade a que o livro esteve exposto anteriormente ao seu ingresso no Arquivo. A primeira folha encontra-se rasgada, com perda de suporte.
Creation date
9/23/2013 5:09:49 PM
Last modification
9/23/2013 5:41:17 PM
Record not reviewed.