Digital representation
Digital representation thumbnail

Assentos de testamentos

Description level
File File
Reference code
PT/ADVCT/PRQ/PPCR21/004/00002
Title type
Atribuído
Date range
1816-03-31 Date is certain to 1845-08-17 Date is certain
Dimension and support
1 liv.; papel
Acquisition information
Livro entrado no Arquivo por transferência do Arquivo Distrital de Braga, onde se encontrava provisoriamente, em 11/9/1985.
Scope and content
Contêm os seguintes elementos: dia, mês e ano do testamento, nome do testador, estado civil (filiação, caso seja solteiro) e residência, o tipo de mortalha e local de sepultura escolhidos, o número de ofícios, lições e missas, bem como o número de padres que as deviam celebrar, esmolas deixadas, nomes dos legatários, herdeiros, familiares e testamenteiro(s), bens deixados, nome das testemunhas e data do registo do testamento. Os registos encontram-se todos validados pela assinatura do abade. Além de conter os testamentos descritos inclui ainda os assentos de baptismos, casamento e óbitos.

A f. 96 deste livro encontra-se uma observação feita pelo arcipreste, João Marques da Costa, ao pároco, devido ao mau lançamento dos assentos, em que o obriga "a fazereme-se novos livros e neles lançará o actual parocho, os assentos de que encontrou memória e apontamento, mas pela ordem das datas, não confundindo os meses nem anos...".
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Sujeito à tabela emolumentar em vigor.
Physical location
3.10.3.30
Previous location
4
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Retirado à consulta devido ao mau estado de conservação. Para sua preservação o livro foi microfilmado e o acesso só é concedido por meio desse suporte.
Alternative form available
Rolo de microfilme nº 139 (3ª). SGU 1354778.
Notes
Esta unidade arquivística é vulgarmente conhecida por "Livro Misto". Para mais fácil acesso aos diversos conjuntos de assentos (baptismos, casamentos, óbitos e testamentos) que o integram, e por se julgar ser o método mais prático e operativo, optou-se pela sua descrição em separado de cada título, sem prejuízo da respectiva contextualização na unidade arquivística básica, série e fundo paroquial a que pertencem.

Em mau estado de conservação.
Creation date
5/24/2013 5:11:35 PM
Last modification
5/24/2013 5:15:47 PM
Record not reviewed.