Available services

Assentos de baptismos

Description level
File File
Reference code
PT/ADVCT/PRQ/PPCR08/001/00001
Title type
Atribuído
Date range
1588 Date is certain to 1641-07-28 Date is certain
Dimension and support
1 liv.; papel
Acquisition information
Livro entrado no Arquivo por transferência do Arquivo Distrital de Braga, onde se encontrava provisoriamente, em 11/9/1985.
Scope and content
Contém os seguintes elementos: dia, mês e ano do nascimento, nome do registado, naturalidade, nome do pai e da mãe, nome dos padrinhos e do padre. Os registos encontram-se todos validados pela assinatura do padre. Além de conter os baptismos descritos inclui ainda os assentos de casamento e de óbito.
Arrangement
Registos ordenados cronologicamente.
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Sujeito à tabela emolumentar em vigor.
Physical location
3.9.5.4
Previous location
1
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Retirado à consulta devido ao mau estado de conservação. Para sua preservação o livro foi microfilmado e o acesso só é concedido por meio desse suporte.
Alternative form available
Rolo de microfilme nº 127 (2ª). SGU 1387377.
Notes
Esta unidade arquivística é vulgarmente conhecida por "Livro Misto". Para mais fácil acesso aos diversos conjuntos de assentos (baptismos, casamentos e óbitos) que o integram, e por se julgar ser o método mais prático e operativo, optou-se pela sua descrição em separado de cada título, sem prejuízo da respectiva contextualização na unidade arquivística básica, série e fundo paroquial a que pertencem.

Serve-lhe de capa um pergaminho, muito danificado, com texto litúrgico em latim.

Em muito mau estado de conservação. Livro desfeito, com folhas rasgadas e manchadas pela água a que esteve exposto anteriormente ao seu ingresso no Arquivo. Perdas de suporte e de informação muito significativas, provocadas por rasgões na sequência de um deficiente manuseamento ou acondicionamento anteriormente ao seu ingresso no Arquivo. Restauros muito antigos, feitos em materiais não adequados, aplicados muitas vezes em cima da informação. Repasse de tinta e manchas provocadas pela tinta ferrogálica utilizada na escrita.

Os assentos de casamento foram lançados em posição contrária aos restantes, iniciando-se na última folha do livro em sentido inverso.
Creation date
3/13/2013 6:00:25 PM
Last modification
3/14/2013 3:53:31 PM
Record not reviewed.