Digital representation
Digital representation thumbnail
Available services

Assentos de baptismos

Description level
File File
Reference code
PT/ADVCT/PRQ/PVCT01/001/00004
Title type
Atribuído
Date range
1667-09-09 Date is certain to 1675-11-24 Date is certain
Dimension and support
1 liv.; papel
Acquisition information
Livro entrado no Arquivo por transferência do Arquivo Distrital de Braga, onde se encontrava provisoriamente, em 11/9/1985.
Scope and content
Contêm os seguintes elementos: dia, mês e ano, nome do baptizando, nome do pai e da mãe, nome do padre e dos padrinhos e respectiva residência. Os registos encontram-se todos validados pela assinatura do abade. Além de conter os baptismos descritos, inclui ainda os assentos de casamentos e óbitos.

Nas últimas folhas contém: "Título dos legados que se pagam à Confraria de Santa Cristina de Afife", "Legados do Santíssimo Sacramento" e o Título e rol das missas anuais que há nesta freguesia de Santa Cristina de Afife que estava feito em outro livro dos baptizados desta igreja feito no ano de 1624 por mandado do Senhor Reverendo Vigário Geral Luís Tello, o mandou fazer, e neste livro foi na era de 1660, em setembro aos 3 da dita era".
Arrangement
Registos ordenados cronologicamente.
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Sujeito à tabela emolumentar em vigor.
Physical location
3.18.2.25
Previous location
2
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Retirado à consulta devido ao mau estado de conservação. Para sua preservação o livro foi microfilmado e o acesso só é concedido por meio desse suporte.
Alternative form available
Rolo de microfilme nº 243 (4ª). SGU 1387248.
Notes
Esta unidade arquivística é vulgarmente conhecida por "Livro Misto". Para mais fácil acesso aos diversos conjuntos de assentos (baptismos, casamentos e óbitos) que o integram, e por se julgar ser o método mais prático e operativo, optou-se pela sua descrição em separado de cada título, sem prejuízo da respectiva contextualização na unidade arquivística básica, série e fundo paroquial a que pertencem.

Serve-lhe de capa um fragmento de pergaminho com pauta de música.

Em mau estado de conservação. Folhas soltas e manchadas pela humidade a que o livro esteve exposto antes do seu ingresso no Arquivo. Alguns registos têm repasse de tinta e manchas provocadas pela tinta ferrogálica utilizada na escrita.
Creation date
3/8/2013 11:42:59 AM
Last modification
3/19/2013 5:33:40 PM
Record not reviewed.