Paróquia de Adaúfe (Santa Maria)

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVCT/PRQ/PBRG01
Title type
Atribuído
Date range
1886 Date is certain to 1911 Date is certain
Dimension and support
26 u.i. (22 liv., 4 cad.); 0,4 m.l.
Biography or history
A freguesia de Santa Maria de Adaúfe foi referida nas Inquirições de 1220, publicadas no "Portugaliae Monumenta Historica", a propósito do Couto de Braga, como "monastério de Adaúfi". Esta freguesia, cujo nome pode se Adaúfe, Adoufe, Ainfe, Adoufes, etimologicamente provém do nome próprio Adalfus, Adaufo, Adufo, Adalfus.

Pertenceu à Ordem de Cristo.

Teve um convento de frades beneditinos, fundado em 1070, e assim se conservou durante 360 anos até ao ano de 1452, altura em que foi secularizado.

Recebeu foral de D. Afonso III a 3 de Agosto de 1258.

(resenha histórica da autoria do Arquivo Distrital de Braga)
Custodial history
Esteve na posse da igreja paroquial até à criação do Registo Civil, em 1911, publicada no Diário do Governo nº 41 de 20/02/1911. Nesta data, a paróquia foi obrigada, como, aliás, todas as restantes, a entregar às repartições do Registo Civil, por força da mesma lei, os livros de registo de baptismos, casamentos e óbitos. Pelo Código do Registo Civil de 1932, promulgado pelo Decreto nº 22.018, de 22 de Dezembro, os extractos ficaram sob a guarda dos conservadores dos vários distritos administrativos, ficando os das sedes do distrito a cargo dos conservadores elencados no mapa, que figura como anexo 2 àquele Código. Nesta conformidade, os extractos e os duplicados paroquiais de Viana do Castelo foram entregues à Conservatória do Registo Civil de Braga e esta entregou os seus à de Viana do Castelo.
Acquisition information
Livros entrados no Arquivo por incorporação da Conservatória do Registo Civil de Viana do Castelo de 2/2/2000.
Scope and content
Constituído por duplicados de registos de baptismos, casamentos e óbitos.
Arrangement
Ordenação cronológica, por série.
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Encontram-se definidas no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do ADVCT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos.

Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE VIANA DO CASTELO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Viana do Castelo, 2009. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos. Em actualização.

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA, ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO, INVENTÁRIO DO PATRIMÓNIO CULTURAL MÓVEL, Inventário colectivo dos registos paroquiais, vol.2 - Norte, [Lisboa], 1994. ISBN 972-8107-08-0

Catálogo:

PORTUGAL, Arquivo Distrital de Viana do Castelo – Concelho de Braga: Paróquia de Adaúfe. [Manuscrito], 2000. Acessível no ADVCT.
Location of originals
v.tb. no Arquivo Distrital de Braga os originais anteriores a 1886 (PT/ADB/PRQ/PBRG01)
Related material
Para livros anteriores a 1885, v.tb. Mitra Primaz e Cabido de Braga, no ADB.
Creation date
2/23/2011 12:00:00 AM
Last modification
12/23/2011 3:38:54 PM