Cartório Notarial de Monção - 2º Ofício

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVCT/CNMNC02
Title type
Atribuído
Date range
1646 Date is certain to 1912 Date is certain
Dimension and support
181 u.i. (175 liv., 6 pt.); 3,45 m.l.
Biography or history
A primeira referência documental existente neste Arquivo à actividade desenvolvida pelos vários tabeliães que se foram sucedendo ao longo dos tempos no designado 2º Ofício de Monção, reporta-se a um livro de notas de 1646, pertencente ao tabelião António da Silva. Seguem-se-lhe na função Manuel e Domingos Mendes, sendo apenas possível, no ano de 1721 atribuir a propriedade deste Ofício ao tabelião Manuel Mendes Rebelo.

Como tabeliães proprietários deste mesmo Cartório, no séc. XVIII, mencionam-se ainda Francisco de Sousa Costa, João Pedreira de Araújo e José Rodrigues Torres.

Por volta do ano de 1876, este Ofício passou a ser referido como o segundo de Monção, exercendo nesse tempo as funções de escrivão, Eduardo Augusto de Sousa Pereira da Guerra.

No ano de 1900, Adriano Feio Ferreri de Gusmão tornou-se efectivo como notário público, sucedendo-lhe no cargo Manuel José Lopes Pereira, que aí se manteve até à extinção do Cartório.
Custodial history
Desconhece-se a história custodial desta documentação anteriormente ao tempo em que esteve à guarda do Cartório Notarial de Monção.
Acquisition information
Este conjunto de documentos ingressou no Arquivo por incorporações realizadas em 24 de Abril de 1991 e 11 de Maio de 2001.
Scope and content
Constituído maioritariamente por livros de notas e testamentos produzidos pelos diversos tabeliães e notários do Cartório.
Accruals
Por se tratar de um fundo fechado, não se prevê a entrada de novas unidades de instalação.
Arrangement
Cronológica, por sucessão de notário/tabelião e, dentro da produção deste, por série documental
Access restrictions
Comunicável, sem restrições legais.
Conditions governing use
Encontram-se definidas no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu tamanho, estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do ADVCT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos. Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE VIANA DO CASTELO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Viana do Castelo, 2009. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos. Em actualização.

Catálogo:

ARQUIVO DISTRITAL DE VIANA DO CASTELO - Cartório Notarial de Monção: 2º Ofício. [Manuscrito], 1991. Acessível no ADVCT.

Índices:

CARTÓRIO NOTARIAL DE MONÇÃO - 2º OFÍCIO, Adriano Ferreri de Gusmão e Adriano Feio Ferreri de Gusmão - Livros de averbamento diário (1881 - 1911). [Manuscrito]. Acessível no ADVCT.

CARTÓRIO NOTARIAL DE MONÇÃO - 2º OFÍCIO, Adriano Ferreri de Gusmão e Adriano Feio Ferreri de Gusmão - Índice alfabético dos registos de escrituras e testamentos (1881 - 1912). [Manuscrito]. Acessível no ADVCT.
Related material
Relação paralela: Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Cartório Notarial de Monção - 1º Ofício (PT/ADVCT/CNMNC01); Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Cartório Notarial de Monção - 3º Ofício (PT/ADVCT/CNMNC03); Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Cartório Notarial de Monção - 4º Ofício (PT/ADVCT/CNMNC04); Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Cartório Notarial de Monção - 5º Ofício(PT/ADVCT/CNMNC05); Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Cartório Notarial de Monção - 6º Ofício (PT/ADVCT/CNMNC06); Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Cartório Notarial de Monção - 7º Ofício (PT/ADVCT/CNMNC07); Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Cartório Notarial de Monção - 1º Ofício de Valadares (PT/ADVCT/CNMNC08); Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Cartório Notarial de Monção - 2º Ofício de Valadares (PT/ADVCT/CNMNC09); Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Cartório Notarial de Monção - 3º Ofício de Valadares (PT/ADVCT/CNMNC10); Portugal, Arquivo Distrital de Viana do Castelo, Cartório Notarial de Monção - 4º Ofício de Valadares (PT/ADVCT/CNMNC11).
Creation date
7/4/2011 12:00:00 AM
Last modification
12/30/2011 12:28:01 PM