Cartório Notarial de Melgaço - 1º Ofício de Castro Laboreiro

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVCT/CNMLG04
Title type
Atribuído
Date range
1777 Date is certain to 1855 Date is certain
Dimension and support
7 u.i. (4 liv., 3 cad.); 0,077 m.l.
Biography or history
Há notícia em 1760, através de um livro misto nº 3, da paróquia de S. João de Lamas de Mouro, do concelho de Melgaço, com a cota 3.6.3.14, da existência das notas do "escrivão Leonel Alves da Costa, escrivão em Crasto e morador em Fiaens, o qual Ofício é dos filhos que ficaram de Pedro Gomes de S. Julião, arrabalde da vila de Melgaço".
Custodial history
Desconhece-se a história custodial desta documentação anteriormente ao tempo em que esteve à guarda do Cartório Notarial de Melgaço.
Acquisition information
Este conjunto de documentos ingressou no Arquivo por incorporação do Cartório Notarial de Melgaço em 6 de Fevereiro de 1990.
Scope and content
Constituído exclusivamente por livros de notas produzidos pelos diversos tabeliães do Cartório.
Accruals
Por se tratar de um fundo fechado, não se prevê a entrada de novas unidades de instalação.
Arrangement
Cronológica por sucessão de notário/tabelião e, dentro da produção do notário, por série documental.
Access restrictions
Comunicável, sem restriçõe legais.
Conditions governing use
Encontram-se definidas no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu tamanho, estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução Os pedidos serão analisados caso a caso, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade do ADVCT e a legislação sobre direitos de autor e direitos conexos. Reprodução sujeita à tabela emolumentar em vigor.
Language of the material
Português
Other finding aid
ARQUIVO DISTRITAL DE VIANA DO CASTELO - [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha]. Viana do Castelo, 2009. Disponível no Sítio Web e no Portal Português de Arquivos. Em actualização.

Catálogo:

ARQUIVO DISTRITAL DE VIANA DO CASTELO - Cartório Notarial de Melgaço - 1º Ofício de Castro Laboreiro. [Manuscrito], 1990. Acessível no ADVCT.